Releases  
 

Família Solon é presença ilustre confirmada no Mountainboard PRO

Competição ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril, na cidade de Jacareí, interior de São Paulo

São Paulo (SP) - Se existe um sobrenome que é unânime quando se trata das origens do Mountainboard no Brasil, este é o da Família Solon. Precursor do esporte no país, Paulo Solon, 53, trouxe o "Skate de Montanha" (tradução simples) para cá em meados dos anos 1990 e, consequentemente, deixou este legado para seus dois filhos: Rafael Solon, 29, e Thiago Solon, 19. Todos os três estarão no Mountainboard PRO, participando ativamente do campeonato que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Jacareí (SP). Paulo e Rafael serão árbitros, enquanto Thiago competirá com os maiores nomes do esporte no país.

"Em 1996 soube que praticantes de snowboard e surfistas no Havaí haviam criado a modalidade, e que a usavam também como treinamento alternativo em momentos de falta de ondas (flat) e de neve. Como sempre pratiquei o surf desde garoto e estava morando nas montanhas de Visconde de Mauá (RJ), onde não existe neve, nem tão pouco ondas. Ao ver em uma revista gringa (Surfer), importei um mountainboard e comecei a praticar", conta Paulo, citando ainda alguns dos outros grandes nomes brasileiros que também fazem parte da história recente do esporte no Brasil, como Bzinho Picorelli, Fernando Gazzolla, Sergio Marreta, Assef Ribeiro, Marcio Daguedes, os irmãos Pangella, de Brasília, dentre outros.

Dono da Local Trip, uma fábrica de mountainboard e Centro de Treinamento na cidade de Visconde de Mauá (RJ), que visa estimular a cidadania de jovens praticantes, com ou sem recursos financeiros através da prática do esporte, Paulo Solon explica os motivos para o esporte ter se adaptado tão bem ao país.

"O mountainboard por misturar sensações de surf, snowboard e skate, encontrou no Brasil um terreno muito fértil, principalmente pelo país não possuir montanhas nevadas e poucos pontos com ondas boas, como também pelo fato desse esporte ser muito eclético, se adaptando a qualquer tipo de terreno", disse Paulo, que será árbitro especial do campeonato, convidado para avaliar os atletas durante a final do Mountainboard PRO, no domingo.

Seus dois filhos também seguiram os passos do pai em termos de paixão pela adrenalina. O mais velho, Rafael Solon, presidente da AMERJ (Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro), se considera apenas um praticante e fomentador da cultura Mountainboard, que não levou o esporte tão a sério como o irmão mais novo. Segundo Rafael, "Thiago é realmente um atleta, que tem aquele perfil de talento natural, ou seja, tudo aquilo que ele se propõe a fazer, faz muito bem feito, parece que já nasceu sabendo. Para mim, ele é um fenômeno".

Além de elogiar o irmão, fazendo questão de concordar com grandes nomes internacionais do esporte como Tom Kirkman (campeão mundial) e Akoni Kama (personalidade do esporte), ao declararem que "Thiago daria muito trabalho para os melhores atletas do mundo na modalidade", Rafa faz a sua análise a respeito do Mountainboard e seu fomento no Brasil.

"Em termos de evolução técnica, adesão de praticantes e visibilidade, enxergo o Mountainboard hoje no Brasil de forma muito semelhante e, obviamente nas devidas proporções, ao surfe e ao skate no seguinte sentido: com uma velocidade cada vez maior, aquilo que parecia impossível de se realizar acontece. E essa evolução chama atenção de mais gente, que se encanta com as infinitas possibilidades do esporte. No Mountainboard os limites são o céu e a terra, dentro desse espaço tudo é possível", disse Rafa, que será árbitro durante os dias do evento.

O Mountainboard PRO é uma realização da CBER que conta com o patrocínio de Riachuelo, Quick Silver, Eurofarma e Tilibra, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. A competição conta com o apoio da Prefeitura de Jacareí (SP), da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. A comercialização do evento é da XYZ Live.

HB, Trilhas do Olimpo Mountain Park, X Trax Sports e Terrano Boards são apoiadoras do Mountainboard PRO. As Associações de Mountainboard de São Paulo (AMESP), do Rio de Janeiro (AMERJ), de Minas Gerais (AMMB) e do Distrito Federal (AMDF) são apoiadoras institucionais do evento, bem como a Local Trip, de Visconde de Mauá (RJ), e a AEBSKATOR (Associação Elite Brasil de Skate Off-Road).

Confira abaixo a programação completa do Mountainboard PRO:

Programação
Sábado (28/04)

09h00 às 11h30 - Inscrições e treinos livres
11h30 às 17h00 - Eliminatória

Domingo (29/04)
09h00 às 10h30 - Aquecimento
11h00 às 15h00 - Final
15h00 - Premiação

Serviço
Mountainboard PRO

Data: 28 e 29 de abril de 2012
Local: Avenida Getúlio Dorneles Vargas, em frente ao 41º Batalhão da Polícia Militar - Jacareí (SP)
Inscrições: No próprio local, gratuitas e limitadas
Credenciamento de imprensa: No próprio local

Acesse o site da Confederação Brasileira de Esportes Radicais: www.cber.com.br

Mais informações nas redes sociais:
www.facebook.com/CBER.OFICIAL
www.twitter.com/CBER_OFICIAL

 
Foto: Cauã Csik
 
 
[Ver todas as notícias]