Releases  
 

Em reunião, CBER discute o futuro do BMX Freestyle no Brasil

Entidade recebeu alguns dos principais nomes do BMX no país, entre atletas, organizadores e formadores de opinião

São Paulo (SP) - Estiveram reunidos neste último sábado (4/08), em São Paulo (SP), junto com a direção da CBER - Confederação Brasileira de Esportes Radicais - alguns dos principais nomes do BMX Freestyle brasileiro (confira a lista com todos presentes abaixo), a fim de debater o planejamento da modalidade radical para as próximas temporadas no país.

A reunião realizada no último sábado foi planejada no início desta nova gestão, quando Leonardo Rodrigues assumiu a presidência da Confederação no mês de março de 2012. Assim, desde o mês de maio, a entidade já vinha convidando de forma individual todos esses nomes para visitar sua sede, localizada na Zona Oeste de São Paulo (SP). Após apresentar a proposta individualmente, ouvindo as opiniões de cada um, a CBER concluiu que havia chegado a hora de reunir todos esses bmxers em uma mesma sala, fazendo uma reflexão coletiva e produtiva para o esporte.

Representantes de cinco estados diferentes, entre atletas, organizadores e formadores de opinião, estiveram nesta reunião histórica para o BMX brasileiro, representando os seguintes estados: Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Lamentando ainda a ausência dos representantes dos estados Bahia e Acre, que não puderam estar presentes nessa reunião.

"Foi uma honra e imenso prazer ver tantos formadores de opinião do BMX brasileiro reunidos na mesma sala. O primeiro passo foi dado, onde reunimos alguns dos estados brasileiros aos quais já há representantes no BMX. Nossa intenção é realizar anualmente esta discussão, para ajustar as diretrizes em benefício do esporte. Tenho a certeza que todos estão comprometidos e unindo forças, para atingir o sucesso nesse novo planejamento. Vejo como um braço da CBER cada um que esteve presente na reunião, e é desta forma que acredito que estaremos presentes em grande parte do país", disse Leonardo Rodrigues, presidente da CBER.

Diversos temas foram tratados como formatos de competição, criação de um circuito nacional profissional e amador, bolsa atleta federal e estadual, obrigatoriedade de equipamentos de segurança, critérios de julgamento, quadro de arbitragem, divisão das categorias, premiações, critérios para homologação de campeonatos, além de outros temas pertinentes ao atual momento do esporte, os quais estarão publicados no site da CBER em breve.

Outro tema importante entre os diversos abordado na reunião foi a proibição da pratica do BMX em algumas pistas públicas do Brasil, algo que a CBER já está lutando para impedir que ocorra, caso da recém inaugurada pista do Parque Madureira, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Deu-se assim o primeiro passo para trabalhar o futuro do esporte a partir da próxima temporada (2013), onde foi possível aproximar ainda mais os principais formadores de opinião do esporte junto a entidade que promove as quatro modalidades do BMX - Park/Street, Vert, Dirt e Flatland – há exatos dez anos.

A reunião foi encerrada com criação de uma Comissão CBER do BMX para somar forças em busca dos objetivos apresentados. Uma ideia que surgiu durante a reunião, e foi muito bem aceita pela entidade. De forma unânime, Renato Paiva, Marcelo Ribeiro e Paulo Charaba, foram os nomes escolhidos pelos presentes na reunião.


Lista de Presença da reunião no dia 04.08.2012
André Ribeiro (Dream BMX)
Blue Hebert (BMX 20)
Eduardo de Carvalho (FERRIO - Federação de Esportes Radicais do Estado do Rio de Janeiro)
Enrico Ogliaro (MG)
Fabiano Toledo (Gigante)
Fabio Nunes Siqueira (ALDBMX - Associação Leste Desportiva de BMX)
Guilherme Borges (FESRAD - Federação de Esportes Radicais do Espírito Santo)
Jander Linhares (MG)
José Wilton Oliveira (Drac BMX)
Luiz Demetrio (ALDBMX)
Luiz Salazar (ALDBMX)
Marcelo Lima (ALPBMX - Associação Litoral Paulista de BMX)
Marcelo Ribeiro (Dream BMX)
Marcio de Oliveira Arouca (Sapão Bike Shop)
Mauricio Cassulino (Click BMX)
Onofre Castilho (Representante do BMX na FERRIO)
Paulo Charaba (ABBMX - Amigos do BMX Brasileiro)
Renato Paiva (Taubaté-SP)
Ricardo Gambé (FECER - Federação Catarinense de Esportes Radicais)
Rogério Lauria de Oliveira (Master Bikes)
Rui Ogawa (ESPN)

 
 
[Ver todas as notícias]